Ultimas Novidades

17/02/2015

POLITICA DO PAO E CIRCO – ROMA ANTIGA



A final o que é isso? Na Roma antiga, a população passou por um grande surto de fome, Roma era composta por uma pequena porcentagem de pessoas que eram consideradas ricas, o seu maior contingente populacional era formado por pessoas pobres e miseráveis. O governo temendo manifestações populares por motivo da falta de comida para alimentar a população criou um programa social chamado Pão e Circo.
Como funcionava o programa? As pessoas pobres eram cadastradas para receber alimentos gratuitamente ou com preço muito baixo, os produtos oferecidos era trigo e vinagre, em alguns momentos quando a entrega do produto atrasava a população se revoltava, e para conter a euforia das multidões os políticos promoviam eventos esportivos.
Os eventos eram de caráter violento, e geralmente aconteciam em circos e no coliseu, mesmo com a situação caótica que se encontravam a população de Roma, eles adoravam festas, que em muitas vezes era corrida de carruagem com um ou dois cavalos, desfile do exercito romano ou lutas de gladiadores que travavam duelos até a morte.
Com isso o governo conseguia enganar a população, e mudava o foco das pessoas em relação aos movimentos em busca de alimentos, acompanhados de diversão e pão que era distribuído nas arenas o povo iam ao delírio enquanto isso os poderosos ganhavam tempo para encontrarem outras saídas.
E no Brasil será que temos programas sociais semelhantes ao pão e circo de Roma? Se for sim sua resposta, acertou.. Temos vários, o bolsa família é um deles, o governo federal distribui uma esmola para o povo pobre, e todos calam, talvez não exista reação por parte da população porque se com essa esmola esta ruim, pior sem ela.
O vale bucho é outro programa social do governo federal que incentiva as pessoas a terem filhos para receber o beneficio. Para muitos o programa vale bucho é um incentivo do governo para o crescimento populacional, muito pelo contrario esse programa se caracteriza compra de voto. Com programa ou sem programa o crescimento demográfico das regiões beneficiadas com o vale bucho só tem a crescer regiões norte e nordeste.
Por: Antonio Ananias de Sousa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CP4 Cursos no Exterior propõe soluções de acordo com objetivo, idade e orçamento   Não basta ter experiência internacional. O importante é que ela esteja alinhada aos objetivos profissionais de cada pessoa. A CP4 Cursos no Exterior, empresa especializada em intercâmbio como planejamento de carreira, oferece opções customizadas de capacitação para os que buscam soluções .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © JR EXPRESS LIBERT |
Design by EXPRESSO DA LIBERDADE | Tecnologia do Blogger - É Proibido a copia do conteúdo deste blog sem autorização
    Twitter Facebook Google + YouTube